Selecionamos as perguntas mais frequentes feitas pelos clientes antes e depois do fechamento de utilização do BM Telecom. Nesse artigo você irá conhecer os questionamentos mais comuns, bem como suas respectivas soluções e respostas.
Sumário
- Introdução
- Posso realizar chamadas via WhatsApp utilizando o sistema?
- Qual a diferença entre linha, conexão e ramal?
- O que faz a integração do BM Telecom com a DigiSac?
- Qual é o tempo de contrato? Tem fidelidade?
- Eu posso continuar com o meu número quando aderir ao VoIP?
- Medo de fazer a portabilidade?
- Posso direcionar as ligações do meu celular para a central de atendimento?
- Qual número aparecerá para o meu cliente quando eu fizer uma ligação?
- Quanto tempo é necessário para implantação do sistema a partir do ato da contratação?
- Conclusão
Introdução
A telefonia VoIP é uma tecnologia que revolucionou a comunicação empresarial, oferecendo inúmeras vantagens e funcionalidades. Entre as dúvidas mais comuns está a diferença entre linha, conexão e ramal, um tópico que deixa muita gente confusa. Neste artigo, exploraremos essa questão e outras dúvidas frequentes sobre telefonia VoIP, trazendo esclarecimentos importantes para quem busca melhorar sua comunicação empresarial.
Posso realizar chamadas via WhatsApp utilizando o sistema?
O WhatsApp não permite que se realizem ligações provenientes de qualquer sistema externo para e sua plataforma. Isso acontece pois o WhatsApp ainda não possui uma API para esse tipo de conexão.
Qual a diferença entre linha, conexão e ramal?
Linha é o número de telefone contratado na sua empresa. Por isso, as empresas costumam ter poucas linhas ou apenas uma linha de telefone. Uma estratégia interessante caso você queira ter mais linhas de telefone é usar uma linha para o comercial, uma para o suporte, e etc.
Conexões/canais: as conexões se caracterizam pelo número de entradas e saídas de ligações possíveis ao mesmo tempo. Ex: se você possui 10 conexões, você pode realizar ou receber 10 chamadas simultâneas. Essas conexões são criadas internamente no sistema, definidas dentro de um tronco que permite a conexão para a central telefônica pública. Uma chamada telefônica chega pelo tronco e é direcionada na central para um dos ramais, ou então parte de algum dos ramais para chegar até o tronco.
Ramal: ponto de atendimento/acesso, está relacionado a um usuário de sistema. Se compara àquela extensão que existia nas casas que conectava dois telefones entre si para utilizar em cômodos diferentes. Note que, nesse sistema de extensão que existia na época, era permitida apenas uma conexão pois ainda não existia a tecnologia necessária para realizar ligações simultâneas.
Uma estratégia interessante para a sua operação pode ser ter mais conexões do que ramais, com o objetivo de te ajudar a atender o máximo de chamadas possível. Isso pode ser feito da seguinte forma:
- Para uma operação com 10 conexões disponíveis e 5 ramais instalados: caso você receba 10 ligações simultâneas, as primeiras 5 ligações serão realizadas para os respectivos ramais. As próximas 5 ligações não irão cair no “ocupado” devido a presença dessas 5 conexões a mais, direcionando essas chamadas para a sua URA personalizada.
- Segue o esquema de ligações citado (10 conexões e 5 ramais) para tornar o seu aprendizado mais intuitivo:
- Note que a 11ª ligação é dada como falha ou “ocupado”, pois excede o número limite de conexões simultâneas.
O que faz a integração do BM Telecom com a DigiSac?
A integração com a Digisac possibilita uma conexão direta entre as ligações e seus pontos de contato por mensagem. Isso oferece duas funcionalidades principais: “click to call”, que é o tipo de chamada sainte; e abertura de chamado, que se caracteriza por uma chamada entrante.
Click to call: Com esta função, é possível ligar para qualquer contato da base da Digisac em apenas três cliques. O processo é simples: basta selecionar o ícone de tomada, escolher a conexão “BemMelhor VOIP”, selecionar o ramal e clicar em ligar. A ligação é então realizada diretamente da ferramenta Digisac.
Entrante/abertura de chamado: Neste método, o processo é iniciado quando um cliente ou lead entra em contato através do número cadastrado na Digisac. Ao ligar, são recebidos por uma mensagem automática da URA da BemMelhor, que oferece diversas opções de contato. Uma delas é a possibilidade de falar com os atendentes pelo WhatsApp. Ao selecionar essa opção, um chamado é automaticamente gerado na plataforma Digisac, permitindo o início imediato da conversa.
Saiba mais sobre a integração com a Digisac e outras plataformas clicando aqui.
Qual é o tempo de contrato? Tem fidelidade?
Nosso contrato tem duração de 12 meses, porém só há fidelidade nos primeiros 90 dias. Desta forma, ele pode ser cancelado a qualquer momento após a data, com aviso prévio de 30 dias.
Eu posso continuar com o meu número quando aderir ao VoIP?
Pode, através da portabilidade numérica. O prazo para esta atividade pode variar de 5 a 15 dias. No entanto, é importante destacar que essa tarefa é totalmente gerenciada entre a BemMelhor e a operadora, então você não precisa se preocupar com isso. Como a criação do sistema é feita enquanto isso, o tempo total para que a plataforma esteja pronta para uso depende apenas do prazo da portabilidade.
Medo de fazer a portabilidade?
A portabilidade é completamente segura e está assegurada por lei e determinação da Anatel. Você não corre risco de perder o seu número ao realizar esse processo.
Posso direcionar as ligações do meu celular para a central de atendimento?
Sim, através do redirecionamento de chamadas. Temos um artigo que contempla essa função, que era comumente retratada com o nome de Siga-me. Nele você encontra como ativar a função em qualquer linha telefônica móvel que você tiver, sem pagar nada.
Desta forma, nós podemos te auxiliar a realizar esse redirecionamento para a sua central, para que você consiga centralizar o atendimento em apenas um só lugar.
Posso usar o mesmo ramal em dois dispositivos?
Apesar de não ser recomendado, é possível. Mas você não deve usar este ramal nos dispositivos simultaneamente, pois podem haver conflitos na entrega dos pacotes de dados das chamadas.
Qual número aparecerá para o meu cliente quando eu fizer uma ligação?
À primeira instância, o número da sua empresa. Porém, atualmente existe uma tecnologia chamada Bina Inteligente, que tem como característica mascarar o seu número de telefone, fazendo com que apareça um número aleatório a cada ligação feita. É ideal para fazer cobranças e chamadas comerciais, pois o DDD de seu número é mascarado com o DDD do receptor da chamada.
Quanto tempo é necessário para implantação do sistema a partir do ato da contratação?
Nossa equipe de tecnologia começa a trabalhar na criação e personalização do sistema imediatamente após o fechamento do contrato com o serviço BM Telecom. A duração da implantação geralmente depende do processo de aquisição de um novo número ou de portabilidade. Como essa criação é feita em um prazo menor que o de portabilidade ou número novo, o tempo para entrega do sistema aos clientes acaba sendo dependente desses dois processos.
Conclusão
A telefonia VoIP é uma solução versátil e eficaz para empresas que buscam otimizar sua comunicação. Embora não seja possível realizar chamadas via WhatsApp diretamente através do sistema VoIP, há uma variedade de recursos e integrações disponíveis para melhorar a eficiência e produtividade das comunicações empresariais. Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o funcionamento da Telefonia VoIP. Se você deseja saber mais sobre como implementar ou aproveitar ao máximo essa tecnologia, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos aqui para ajudar você a alcançar o máximo potencial de sua comunicação empresarial com a telefonia VoIP.
Experimente o melhor da telecomunicação agora mesmo! Entre em contato conosco pelo número 0800 900 0707 e inove a gestão do atendimento na sua empresa!