Qual é a sua dúvida?
Configurando Softfone X-Lite no Windows
Para configurar um softfone X-Lite no Windows siga os passos descritos abaixo:
1. Dados do ramal SIP
Para configurar o X-lite, vamos precisar dos dados de configuração SIP do seu ramal. Você encontra essas informações com a equipe de suporte da Bemmelhor.
2. Efetuando Download
Para efetuar o download do X-lite, clique aqui
3. Instalando o X - lite
Depois de concluído o download, execute-o e faça a instalação do aplicativo seguindo as orientações em tela e clicando no botão Next.
4. Configuração do Ramal
- Clique no menu Configurações >Softphone > Accounts Settings
- Insira os dados de Autenticação SIP
- Nome da conta: dê um nome para a conta que será utilizada
- Número do ramal: número SIP do ramal que deseja configurar
- Endereço IP do servidor: Endereço IP do servidor de telefonia, ex: 192.168.0.100
- Senha do ramal: esta senha será disponibilizada pela equipe de suporte da Bemmelhor SI, caso ainda não tenha acesso a ela entre contato para adquirí-la
- Alias do Ramal: Nome que será exibido no painel do Softphone
- Número do ramal.
- Marque a opção Domain e deixe-a selecionada
- Clique em Ok.
5. Configurando os codecs
Codec é o modelo de codificação do áudio utilizado pelo sistema de telefonia. Ele é de suma importância para que se tenha uma boa conversação e boa qualidade de áudio nos ramais de atendimento. Mas é necessário ficar atento ao fluxo que pode ser gerado na rede ou ainda o volume de processamento que pode ocorrer no servidor. Codecs que geram muita compactação consomem muito processamento, mas geram menor fluxo de dados na rede e vice-versa
Para configurar o codec no seu softfone faça o seguinte:
- Vá em Softphone > Preferences > Audio Codecs
- Marque os codecs: G711 Ulaw e G711 Alaw
- Caso tenha contratado o codec G729, marque-o também (consulte o Suporte da Bemmelhor SI para tirar sua dúvida)
6. Verificando se o ramal foi corretamente registrado
Para verificar se o ramal foi registrado corretamente no sistema, acesse o campo Presence Status no seu softfone, ele deverá estar como Available. Caso
afirmativo o ramal estará apto para uso senão você devera acionar nossa equipe de Suporte para analisar seu caso.